O capitão Luiz Gustavo da Silva Lock, que atuava em Venâncio Aires, desde 2016, agora assumirá um novo desafio profissional: ficará à frente da Escola de Formação de Bombeiros Civis, dentro da Academia dos Bombeiros, em Porto Alegre. A saída, no entanto, deve ser oficializada ainda neste mês pelo comando estadual da corporação.

Lock, além de comandar a corporação local, também estava à frente da 2ª Companhia, que abrange os 1º, 2º e 3º Pelotões, que têm suas sedes, respectivamente, em Venâncio Aires, Estrela e Lajeado. 'Pelo regulamento interno, a permanência de um oficial em cada unidade é de dois anos. Quando entra um oficial novo, entra sempre alguém com uma nova visão e um novo entusiasmo. A instituição só tem a ganhar com isso', informa Lock. Ele reforça que 'a troca é normal e não é nada particular'.

É possível que o novo oficial, que assuma o comando da corporação em Venâncio Aires, seja proveniente de Santa Maria. Antes de Look esteve à frente do corpo de bombeiros local o major Eduardo Gener. A Companhia faz a gestão de 35 municípios, com quartéis instalados em Venâncio Aires, Lajeado, Estrela e Encantado. Ao todo, são 74 militares que estão incorporados à 2ª Companhia.

CONQUISTAS

Sob o comando de Lock, o efetivo foi reforçado, reformas no quartel foram providenciadas e treinamentos foram renovados. Lock diz que conquistou mais de R$ 750 mil em recursos. 'Em equipamentos, conquistamos os materiais mais modernos do Brasil', garante. Além disso, a partir da Consulta Popular de 2017, Venâncio Aires garantiu ainda uma picape avaliada em R$ 160 mil para o Corpo de Bombeiros. O veículo pode ser entregue até o fim do ano. O efetivo do pelotão de Venâncio Aires tem 22 integrantes.

Fonte: Folha do Mate / Cristiano Wildner 

Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do Mate