O Vereador Adeli Sell, da Câmara Municipal de Porto Alegre, esteve na sede da UVERGS, acompanhado do Coordenador Geral da Associação de Bombeiros do RS (Abergs), Ubirajara Pereira Ramos, na busca por apoio para a desvinculação do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar.

Recebidos pela Tesoureira da Entidade, Ver. Claudia Librelotto, Ver. Adeli Sell e Ubirajara justificaram a necessidade da emancipação visando à melhor prestação de serviço à sociedade gaúcha. Segundo o Comandante Geral, a separação trará benefícios para os bombeiros, para a BM e para a sociedade. Citou como exemplo o estado de Santa Catarina, que após a desvinculação, melhorou de forma expressiva o serviço prestado à sociedade. “

Em SC, desde 2003, quando houve a separação, o número de quartéis dos bombeiros passou de 35 para 115 em 2010. "Temos que decidir se continuaremos parados no tempo ou evoluímos como os demais bombeiros do mundo.” Ubirajara disse ainda que atualmente apenas quatro estados brasileiros ainda mantêm os bombeiros subordinados à Polícia Militar: Bahia, Paraná, São Paulo e RS.

A Separação resultaria em gestão específica, concurso exclusivo para bombeiros e maior integração com serviços como o Samu. O Corpo de Bombeiros sofre economicamente por estar subordinado à PM. Nos últimos quatro anos, a Brigada Militar recebeu 19 mil viaturas, deste total, apenas nove (caminhões) foram destinados aos bombeiros.

Os números poderiam ser melhorados se houvesse a separação. Nas 496 cidades gaúchas, só 93 têm bombeiros (19% dos municípios). Nos últimos 30 anos, foram construídos apenas três quartéis na Capital, que hoje possui nove unidades, sendo que duas delas estão fechadas por falta de efetivo. Na Capital, há apenas duas escadas magirus, doadas pela Alemanha na década de 70, e só uma delas funciona.

A UVERGS, por meio de seu Presidente, Ver. Antonio Inácio Baccarin, manifestou-se favorável à luta pela desvinculação. Uma moção de apoio será encaminhada ao Comando – Geral do Corpo de Bombeiro e ao Governador do Estado Dr. Tarso Genro, também será solcitada que as 496 Câmaras do Estado do RS encaminhem moção pela luta da emancipação dos Bombeiros da Brigada Militar.

Fonte: UVERGS