A ABERGS, no dia 30 de julho esteve presente na Câmara de Gravataí durante sessão plenária para apresentar a realidade do Corpo de Bombeiros e pedir o apoio da comunidade gravateinse na busca por melhorias.
O Coordenador Geral da entidade, Ubirajara Ramos, apresentou experiências de Estados onde os bombeiros foram desvinculados da Polícia Militar, … todos os 23 Estados que possuem o Corpo de Bombeiros independente, comprovaram que este é o melhor caminho. Isso é o que nós buscamos! O que será bom também para a polícia, pois cada um poderá focar nas suas missões. Em Santa Catarina, que era igual ao Rio Grande do Sul, agora é uma referência nacional.”
O municipio de Gravataí, possui área maior que Porto Alegre e apenas um quartel de bombeiros, em um prédio alugado. Para o vereador Carlos Fonseca (PSB) a sociedade precisa mobilizar-se para subsidiar o trabalho dos bombeiros e defendeu a união de esforços para pressionar o governo estadual pela desvinculação da corporação e por maiores investimentos. “Comprovadamente, uma ocorrência de incêndio tira mais vidas que uma ocorrência policial. No RS não é diferente, convivemos com viaturas sucateadas, escadas da década de 40, porém Gravataí não possui escada, a mais próxima está em Cachoeirinha e quebrada.
O vereador Nadir Rocha (PMDB) e presidente da Câmara manifestou a sua preocupação com a situação no Estado e com os bombeiros, inclusive comprometeu-se junto com os demais vereadores em encaminhar uma moção de apoio solicitando ao governor a independência da corporação como os demais Estados do Brasil.