Desde as primeiras horas desta segunda-feira (26), o Corpo de Bombeiros resgatou 12 pessoas em Pouso Alegre, no Sul de Minas, que ficaram ilhadas após a forte chuva que atingiu a cidade. Entre os resgatados estão duas senhoras com mobilidade reduzida.
De acordo com informações da assessoria da corporação, o primeiro atendimento foi no bairro Espírito Santo do Dourado, onde houve alagamento que atingiu uma casa, na zona rural. Havia, na casa, 8 pessoas, entre elas duas senhoras que precisavam de resgate. Uma delas estava com dificuldade em andar devido a um acidente vascular cerebral (AVC) recente e outra pela idade avançada, já que tem 98 anos. O nível da água nos locais mais fundos atingia pouco mais de 1m de altura.
Elas foram resgatadas pela equipe e entregues a familiares, que as levaram por meios próprios a uma segunda morada em Pouso Alegre. As demais pessoas no imóvel conseguiram deixar a área alagada sem ajuda.
Enquanto voltavam do primeiro atendimento, os bombeiros socorreram mais uma pessoa que ficou ilhada dentro do seu veículo que perdeu tração durante a travessia de área alagada, na BR-459.
Ainda na manhã desta segunda, foram registrados mais atendimentos de resgate. Algumas pessoas estavam ilhadas, correndo o risco de serem arrastadas, próximo a um supermercado na cidade. Elas estavam a pé e se encontravam no meio da rua, em local alagado, sem correnteza, entretanto cercadas por águas agitadas.
Com o uso de técnicas de salvamento aquático, foi possível acessar as vítimas e conduzi-las até um local seguro. A rua foi sinalizada com faixa zebrada para impedir a tentativa de travessia.
Enquanto esse atendimento era realizado, um outro resgate acontecia, no bairro Andorinhas. Uma senhora caiu e bateu a cabeça enquanto sua casa estava inundada e precisou ser resgatada pela equipe do Corpo de Bombeiros. Após o atendimento, ela foi levada ao Hospital Regional.
Veja o vídeo clicando AQUI.