"Sinto que tenho a melhor profissão do mundo". Este foi o relato do sargento do Corpo de Bombeiros de Itararé (SP) Deivide Teixeira Carlos, que ajudou no resgate de um morador com deficiência física após uma forte chuva alagar a casa dele, no Bairro Velho, em Itararé (SP).

Segundo o Corpo de Bombeiros, o Córrego da Prata transbordou no domingo (7) durante o temporal e deixou ao menos 30 casas alagadas em diversos bairros. Uma força-tarefa passou a ser realizada em conjunto com a assistência social na segunda-feira (8) para visitas e acompanhamento das famílias que sofreram perdas.

Um vídeo enviado para a reportagem mostra o momento em que o morador foi retirado do imóvel pelo bombeiro. A água que estava no imóvel chegou à altura do joelho do sargento.(veja aqui).

Segundo Deivide, a equipe precisou entrar na casa caminhando pela água e seguiu até o quarto do morador, onde ele estava deitado na cama. Na sequência, o homem foi carregado e retirado do local rapidamente.

De acordo com o sargento, em 10 anos na profissão como bombeiro militar, nunca havia feito resgates de pessoas com deficiência.

"Já resgatei idosos e crianças, mas nunca pessoas com alguma deficiência física. São momentos assim que nos motivam a treinar e nos dão força para continuar", finaliza.

Segundo a prefeitura, 30 casas foram atingidas pela chuva e as famílias estão recebendo auxílio. Uma delas será acolhida com aluguel social, duas receberão alimentação e em duas casas foi necessário fazer a retirada da água por uma bomba.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, ao todo, a ocorrência de enchente demorou aproximadamente 40 minutos. Os bairros alagados foram: bairro Santa Terezinha, Parque das Nações, Centenário, Distrito Industrial e bairro Velho.

"Grato a cada salvamento, feliz por cada resgate e em poder ajudar o próximo em momentos difíceis aos quais presenciamos domingo. São nestes instantes que sentimos a sensação de dever cumprido e certos que escolhemos a profissão correta", finaliza.

Força-tarefa

A partir desta segunda-feira (8), uma força-tarefa passou a ser realizada em conjunto com a assistência social para visitas e acompanhamento das famílias que tiveram perdas e danos materiais com a chuva.

Também nesta segunda, foi mobilizada uma campanha de arrecadação de roupas, móveis, colchões e eletrodomésticos, onde a sociedade poderá contribuir com as famílias necessitadas.

Pluviômetro

De acordo com a média histórica, registrada desde 2004, os níveis de chuva, no mês de março, são de 100mm, aproximadamente. Somente no período de uma hora, choveu 89mm, quase 90% da média esperada para o mês inteiro.

*Sob supervisão de Paola Patriarca