RIO - "Olha a cobra...". É verdade! Nos últimos dias, surgiram diversos relatos de moradores que viram cobras em áreas urbanas do Rio, como Leme, Botafogo, Grajaú, Laranjeiras e Tijuca. Um vídeo que circula na internet mostra, inclusive, bombeiros retirando uma jiboia de dentro do motor de um carro, no Grajaú. O quartel da área informou que a ocorrência foi há cerca de duas semanas.
Segundo a corporação, o último resgate aconteceu na quarta-feira, na Tijuca. O animal foi encontrado por moradores, por volta das 13h, na garagem de um edifício, localizado na Rua Monsenhor Battistoni. Eles ligaram para os bombeiros, que retiraram a jiboia do veículo e a soltaram em seu habitat natural, no Alto da Boa Vista, na Zona Norte do Rio.
Ainda segundo relatos de moradores, houve aparecimento de cobras também na Rua Belisário Távora, em Laranjeiras, e na Rua Farani, em Botafogo. Elas costumam sair, de acordo com o biólogo Mário Moscatelli, do Maciço da Tijuca. Especialistas orientam nunca tentar dominar o réptil. Deve-se manter uma distância segura e entrar em contato com os bombeiros pelo telefone 193.
Em janeiro, uma onda de casos ocorreu no Rio e assustou moradores. Na ocasião, o biólogo especialista em répteis do RioZoo, Marco Nassau Kayo, disse que um dos principais fatores para tantos aparecimentos de cobras seria a localização geográfica do município:
— O Rio é uma cidade localizada entre grandes florestas, como o Parque da Pedra Branca e a Floresta da Tijuca, por exemplo. Então, naturalmente, cobras e outros animais silvestres da Mata Atlântica podem aparecer nas ruas da cidade. As aparições são normais — explica.
Veja o vídeo clicando AQUI.
Fonte: O Globo