Câmeras do circuito interno de uma sorveteria em Paraíso do Tocantins, a 66 quilômetros de Palmas, registraram o momento em que um foguete explodiu na calçada do estabelecimento. Duas mulheres ficaram feridas, uma delas teve ferimentos de segundo grau. Os fogos de artifício foram disparados por fiéis de uma igreja, mas, segundo o Corpo de Bombeiros, a paróquia São José Operário não tinha autorização para fazer a queima de fogos.
O acidente aconteceu na noite de domingo. Os fogos foram disparados do pátio da igreja, que fica ao lado da sorveteria. Ivonete Alves foi uma das vítimas, ela teve queimaduras em várias partes do corpo.
"Eu lembro só quando já estava no chão. Minha cunhada veio e disse que minha calça estava pegando fogo e eles me tiraram de lá", disse a operadora de caixa Ivonete Alves.
A estudante Thalia Alves também foi atingida e teve queimadura de segundo grau na cintura. "Eu estava sentada do lado da minha prima, aí eu só senti um negócio [sic] vindo na minha direção e depois o impacto na perna. Depois eu saí correndo", contou.
As imagens do circuito interno gravaram um clarão no momento da explosão. Em seguida, uma das vítimas entrou na sorveteria com ajuda de amigos e se deitou no chão. A calça da mulher estava pegando fogo e por isso o dono do estabelecimento teve que cortar a peça com uma faca. (Veja vídeo)
As duas vítimas estavam sentadas na calçada em uma mesa com mais quatro pessoas, quando foram surpreendidas pelo foguete. Conforme as mulheres, o objeto atingiu uma janela, caiu no chão e explodiu debaixo da mesa.
Uma foto tirada pela família minutos antes do acidente, mostra que as duas vítimas estavam sentadas uma ao lado da outra. Após a explosão, o teto da sorveteria caiu na calçada.
"Antes do acontecido caiu uma vareta em cima da calçada. Meu funcionário pegou e foi quando eu falei: 'tem alguma coisa que não está certa com esses fogos'. Logo depois aconteceu a explosão", contou a comerciante Magda Roso.
Fogos de artifício atingem sorveteria em Paraíso do Tocantins (Foto: Divulgação)
O comandante do Corpo de Bombeiros da cidade disse que a igreja não tinha autorização para soltar os fogos de artifícios. "Agora nós estamos buscando o responsável pela queima e essa pessoa será responsabilizada. Vai ser autuada por fazer uma queima sem a autorização dos bombeiros", disse Flávio Luiz.
Os representantes da igreja informaram que estão acompanhando a recuperação das vítimas e que vão ressarcir os prejuízos causados pelo acidente na sorveteria.
Fonte: G1 Anhanguera