Uma recém-nascida que estava engasgada com leite materno foi salva por soldados do Corpo de Bombeiros de Frederico Westphalen, no norte do Estado, no fim da tarde de domingo (9). A bebê, de apenas 23 dias, foi levada ao pelotão pelos pais e socorrida pelo soldados Norberton e Minetto, com a Manobra de Heimlich para desobstruir as vias da criança.
— Chegou um carro em frente à nossa garagem e vimos que era uma mulher com um bebezinho e aí pernas para que te quero. O soldado Minetto pegou a bebê, para ver as vias aéreas. Como já tinha acontecido isso com a minha filha, quando ela tinha um mês, eu peguei e fiz uma manobra, coloquei ela com a cabeça um pouco para baixo — relata Norberton.
Em menos de 10 segundos, a bebê colocou o leite para fora e voltou a chorar. A emoção, conta o soldado, é indescritível e contagiou a todos:
— Dá um ânimo na gente, pudemos salvar mais uma vida. Trabalho aqui há 12 anos, já salvamos pessoas mais velhas, idosas, mas bebê é a segunda vez, e para quem tem filhos, não tem como explicar em palavras.
Após o salvamento, a bebê foi levada ao hospital para realizar exames, mas passa bem. Norberton destaca que, em casos como esse, o indicado é ir ao local mais próximo que possa prestar atendimento à criança, como Samu, Corpo de Bombeiros, hospital ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Também é possível ligar para a emergência do Corpo de Bombeiros, no número 193. Conforme o soldado, o bombeiro avalia na ligação o que pode ser feito no momento, enquanto a guarnição se desloca para o local.
Veja o vídeo clicando AQUI.