Um selo especial dos Correios irá homenagear vítimas do desabamento do Edifício Andrea, em Fortaleza, e bombeiros que atuaram na operação de resgate na tragédia. Apresentada na manhã desta segunda-feira (16), a arte do selo mostra uma equipe do Batalhão de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros em ação nos escombros do prédio.

O edifício de sete andares desabou na manhã do dia 15 de outubro, no Bairro Dionísio Torres. Nove pessoas morreram no desastre e outras sete foram retiradas com vida. A operação de resgate durou mais de 100 horas.

"Veio a marcar, infelizmente, uma tragédia, mas que nos deixou uma série de lições. Que possamos homenagear aquelas pessoas que infelizmente foram vítimas daquela tragédia", declarou, durante o lançamento do selo, o Comandante-Geral da corporação, Coronel Luís Eduardo Soares de Holanda.

De acordo com os Correios, a produção dos selos já foi autorizada pelo Corpo de Bombeiros, mas ainda não há data definida para o início da distribuição.

Além das etiquetas, também foi criado um carimbo para prestar tributo aos profissionais envolvidos no resgate das vítimas do desabamento. Até o dia 16 de janeiro, todas as correspondências que passarem pela agência central dos Correios (Rua Senador Alencar, 38 - Centro) serão marcadas com o símbolo dos bombeiros. Após essa data, o carimbo será enviado ao Museu Nacional dos Correios, em Brasília.

"Homenagear era o mínimo. Guardar a importância que foi a operação. Eles salvaram vidas ali", ressalta o superintendente estadual dos Correios no Ceará, Érico Jovino. "Nos distribuímos 20 milhões de correspondências/dia no Brasil. Alguém vai receber o símbolo do Corpo de Bombeiros do Ceará", acrescenta.

Tributos

Em novembro, um mural em tributo às vítimas foi pintado nos muros que cercam o terreno onde o prédio estava localizado. A ilustração foi feita pelo tatuador e grafiteiro Edinardo Lucas, de 38 anos, responsável pelo Coletivo Lápis de Lata. A intervenção incluiu os muros pintados de azul e nomes das pessoas que morreram no desabamento escritos. Pombos, flores, um bombeiro com asas e versículos bíblicos também foram desenhados no espaço.

No dia 10 de dezembro, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, anunciou que, o terreno do Edifício Andrea será sede de uma unidade do Corpo de Bombeiros.

A tragédia

O Edifício Andrea desabou por volta das 10h30 do dia 15 de outubro. No dia da tragédia, seria iniciada uma reforma no imóvel, que apresentava falhas estruturais, detectadas por engenheiros que ficariam responsáveis pela obra.