Bombeiros trabalharam duro nesta quarta-feira (13) para combater focos de incêndio desde a última semana, em região rural da Serra.  As queimadas atingem vegetação em região alagada e de difícil acesso, em Pitanga. Também foi constatada área de turfa em um terreno particular, em Laranjeiras Velha. 

O mapeamento aéreo indica que a área afetada está localizada em terreno particular e totaliza 129.077 m². A área de incêndio ainda não foi calculada.

"Três focos foram identificados entre uma pedreira e uma fazenda. Mas, o vento, que vinha do sul, virou a direção para o norte e o fogo se espalhou", observa o morador e produtor rural, João Carlos Ribeiro.

A situação é crítica para quem mora por lá. "A situação piora à noite. Às nove, dez horas da noite, o bairro fica todo tomado de nevoeiro e de fumaça. Você não consegue ver nada. É só fumaça e um fedor muito forte", reclama o líder comunitário Luiz Henrique Fernandes. Quem tem problemas respiratórios crônicos, como sinusite e bronquite sofre ainda mais. 

Doze militares atuam no local. O combate é realizado com o uso de três bombas que retiram água de um rio próximo e um caminhão de combate a incêndio florestal.

"Se não chover, essa turfa não vai parar de queimar tão cedo. Mas os bombeiros estão fazendo o máximo que podem", observa o líder comunitário.

Com informações da repórter Luana Damasceno, da TV Vitória/Record TV